sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O que você faz para auxiliar a coleta do lixo?


Muito se fala a respeito do auxílio de cada um em relação a coleta seletiva do lixo, se parando o mesmo, armazenando-o corretamente ecolocando nas lixeiras nos dias corretos.

A reciclagem, é o resultado de uma série de atividades, pelas quais materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados, para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos.

Para voçê que está um pouco por fora do assunto, e gostaria de saber mais sobre a reciclagem do lixo para ajudar na coleta seletiva, aqui vão algumas dicas e dados:



COMO RECICLAR?
Com a colaboração do consumidor, pode-se facilitar ainda mais o processo de reciclagem.A reciclagem do material é muito importante, não apenas para diminuir o acúmulo de dejetos, como, também, para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos.

1. Escolha um local adequado para guardar os recipientes com os recicláveis, até a hora da coleta. Antes de guardá-los; limpe-os para retirar os resíduos e deixe-os secar naturalmente.

2. Para facilitar o armazenamento, você pode diminuir o volume das embalagens de plástico e alumínios, amassando-as. As caixas devem ser guardadas desmontadas.


Atenção: Os objetos reciclados não serão transformados nos mesmos produtos!
Garrafas recicláveis, por exemplo, não serão transformadas em outras garrafas, mas em outros materiais, como solados de sapato.
Alguns materiais reciclados não podem voltar a sua origem.
Devido ao processo de reciclagem os materiais passam por uma transformação e mutação em suas estruturas; então são transformados em qualquer objeto de segunda necessidade. Exemplo: O copo plástico é um produto de higiene.
Após reciclado, não pode voltar a ser copo descartável, pois sua primeira fabricação sofreu um processo especial para fabricar o copo com total higiene; e o lugar que gerou o plástico era próprio para o processo de fabricação do mesmo.
Já na reciclagem é feito uma triagem e vários tipos de plástico são separados, tornando-se uma única massa com vários tipos de liga plástica.


POR QUE RECICLAR?
A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg.
Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores.
Só o Brasil produz 240.000 toneladas de lixo por dia.
O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e pelo perfil de consumo de uma população. Além disso, quanto mais produtos industrializados, mais lixo é produzido, como embalagens, garrafas, etc.


Tipos de Lixo:
Doméstico (alimentos)
Industrial (carvão mineral, lixo químico, fumaças)
Agrícola (esterco, fertilizantes)
Hospitalar
Materiais Radioativos ( indústria medicina...)
Tecnológico (TV, rádios)
Em torno de 88% do lixo doméstico vai para o aterro sanitário. A fermentação produz dois produtos: o chorume e o gás metano. Menos de 3% do lixo vai para as usinas de compostagem (adubo). O lixo hospitalar, por exemplo, deve ir para os incineradores.

3 comentários:

  1. Bom sabermos o que pode e o que não pode reciclar e também vermos como se recicla, aonde levamos os materiais. Bem construtivo o post.
    Equipe animaisemextincaocsi

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela postagem. O assunto é a atitude prática de cada ser ou instituição. Vocês já se preocuparam por saber se no Colégio tem um programa para instituir a coleita seletiva total?
    No acham interessante fazer uma pesquisa de campo para saber em quantos domicilios de nossa comunidade se faz sempre a separaçao do lixo?
    Gerardo

    ResponderExcluir
  3. Desde a apresentação não consigo mais (mesmo) misturar o lixo.Dói na consciência... Obrigada, guris!
    bjs

    ResponderExcluir