quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Minhocas: Uma Solução para o lixo orgânico doméstico?


O lixo é um dos maiores problemas que temos em relação ao meio ambiente, sendo assim, a cada dia idéias novas e projetos vão sendo criados para solucionarmos uma grande dúvida: O que fazer com o lixo que não pode ser reciclado?
Uma dessas soluções é o Projeto Minhocasa, que visa a substituição da lixeira orgânica que utilizamos na cozinha, por um compartimento de três caixas sobrepostas aonde deve-se colocar o lixo (cascas de frutas, restos de comida, papel não reciclável) de maneira moderada. As caixas contém minhocas, que fazem todo o trabalho, se alimentam das cascas e restos e os transformam em adubo, que pode ser utilizado nos vasos de plantas, jardins e hortas.
O processo é simples e a Minhocasa é totalmente inodora, o que torna sua presença na cozinha totalmente aceitável como uma lixeira convencional. O Projeto, também visa abranger áreas maiores, como escolas e condomínios, no caso, o compartimento é maior do que os usados nas residências.

http://www.minhocasa.com

5 comentários:

  1. Adorei o projeto minhocasa, muito inovador e que não é tão difícil de ser colocado em prática. Vou tentar colocar em prática o mais rápido possível.

    /Victória Pieretti- 2C

    ResponderExcluir
  2. Muito inovadora essa idéia. Talvez não tenha uma boa repercussão pelo fato de envolver minhocas, o que pode fazer muitas pessoas a terem preconceito em relação ao projeto. Apesar desse empecilho, é um jeito muito prático, porque as minhocas, além de fazerem "todo o trabalho" ainda transformam os restos em adubo.

    ResponderExcluir
  3. Inovadora, mas seria o correto utilizar da natureza para solucionar um problema que nós causamos? Submeter a eles isso? Acho que nós devemos nos responsabilizar e NÓS devemos agir!

    ResponderExcluir
  4. Trata-se de uma idéia realmente inovadora, mas como o grupo "Sustentamídia" disse, será que elas tem de fazer o "trabalho", já que nós que causamos isso?

    ResponderExcluir
  5. Respondendo aos comentários dos dois grupos anteriores:
    Na verdade, para as minhocas, não seria um "trabalho" propriamente dito, afinal, elas estão apenas se alimentando. Por que não ter um espaço em casa para elas viverem, e ter do que se alimentarem, já que estão perdendo seu espaço na natureza a cada dia?

    ResponderExcluir